Aline Silva é uma das embaixadoras dos Jogos Escolares em Curitiba


aline-silva

Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

Aline Silva tem um compromisso especial na próxima semana. A atleta da seleção brasileira de wrestling será a embaixadora da modalidade no Jogos Escolares, maior celeiro de atletas olímpicos do país. A competição reúne mais de 4 mil alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas entre os dias 12 e 21 de setembro, em Curitiba (PR).

“É sempre gratificante participar dos Jogos Escolares. O mais bacana é ver admiração e carinho deles. A maioria fica bastante nervosa, por isso procuro passar para eles a minha experiência, que a competição é apenas mais uma luta e assim eles devem repetir tudo que fizeram durante os treinamentos” comentou Aline, que atualmente é a única atleta do país a figurar no Top 10 do ranking mundial nesta temporada. 

O contato de Aline com a nova geração se intensificou bastante nos últimos meses. A atleta passou a treinar no Sesi-Cubatão, onde seu marido e sparring, Flavio Ramos, ministra aulas de wrestling para crianças e jovens de 6 a 17 anos.  

“As aulas são de graça e para fazer a inscrição basta vir acompanhado de um responsável para autorizar a participação nas aulas. Como treino no mesmo local, estou sempre por perto, dando dicas. É muito especial ver crianças praticando e se apaixonando pelo esporte ao qual você se dedica”, ressalta a atleta.  

Aline Silva é dona do melhor resultado nacional na história da luta olímpica. Em 2006 conquistou a inédita medalha de prata no Mundial Júnior e em 2014 sagrou-se vice-campeã mundial sênior na categoria até 75kg. A atleta ainda tem no currículo duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara2011 e Toronto2015), dois ouros em Mundiais Militares, 12 títulos em campeonatos brasileiros e 10 em campeonatos paulista, entre outros resultados expressivos.