Brasil conquista três ouros no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Judô


Eric Takabatake

Eric Takabatake conquista medalha de ouro na categoria até 60kg – Foto: Lara Monsores/CBJ

O Brasil iniciou bem o Campeonato Pan-Americano Sênior, que acontece no Panamá. Com a equipe cheia de novos talentos, a Seleção Brasileira de Judô entrou em ação na última sexta-feira (28) e chegou a seis disputas por medalha neste primeiro dia de competições, conquistando três ouros, duas pratas e um bronze.

Jéssica Pereira (52kg), Eric Takabatake (60kg) e Eduardo Katsuhiro (73kg) foram campeões. Yanka Pascoalino (63kg) e Daniel Cargnin (66kg) ficaram com a prata, e Stefannie Koyama (48kg), com o bronze. Com esses pódios, o Brasil lidera o quadro geral de medalhas.

Estreante em Pan-Americanos, Eduardo Katsuhiro venceu  Lwilli Santana (DOM), David Tavera (MEX) e Magdiel Estrada (CUB) nas fases iniciais até chegar à decisão contra o mexicano Eduardo Araujo. Em luta intensa, o brasileiro forçou três punições ao mexicano e conquistou seu primeiro título pan-americano. O outro ouro masculino veio com Eric Takabatake que se sagrou campeão ao vencer na final da categoria até 60kg, por Waza-ari, o mexicano Lenin Preciado, terminando a campanha perfeita com quatro lutas e quatro triunfos. No peso até 52kg, Jessica Pereira, que não era nem cabeça de chave, derrotou a mexicana Luz Overa na decisão e levou o título.

Os outros dois finalistas do dia, Yanka Pascoalino (63kg) e Daniel Cargnin (66kg), ambos atletas da classe júnior ainda, ficaram com a prata em lutas eletrezantes nas finais. Daniel vencia o cubano Osniel Solis por um waza-ari, mas acabou sofrendo dois waza-aris nos minutos finais. Yanka, que lesionou o ombro direito durante o combate, ainda levou a luta contra a experiente Estafania Garcia (ECU) para o Golden Score, onde sofreu um waza-ari.

A medalha de bronze do Brasil veio com Stefanie Koyama (48kg). Nesta categoria, o título ficou com a argentina Paula Pareto, campeã olímpica no Rio.

A campeã Rafaela Silva participou na categoria até 57kg, mas acabou eliminada na estreia. Ela perdeu para a cubana Anaylis Dorvigny no golden score. Outros brasileiros que não foram ao pódio: Lincoln Neves, em nono até 73kg e Tamires Crude em sétimo até 57kg.

O Brasil volta a entrar em ação no Campeonato Pan-Americano Sênior no próximo sábado (29) com Millena Silva (70kg), Samanta Soares (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Eduardo Yudi Santos (81kg), Gustavo Assis (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg).