De volta aos penas, Fiuri Ribeiro encara Vavá Lanna no Shooto Brasil 78


Fiuri Ribeiro 1

Fiuri Ribeiro encara Vavá Lanna pelo Shooto Brasil 78 – Arquivo Pessoal

O mineiro Fiuri Ribeiro  retorna ao peso pena (até 66kg), após três lutas entre os galos (até 61kg), para enfrentar Vavá Lanna  no Shooto Brasil 78, no dia 26 de novembro, próximo domingo, na Upper Arena, no Rio de Janeiro. Lutador da Nova União, Fiuri não se testava na divisão até 66 quilos desde 2011, quando enfrentou Rony Jason no evento Face to Face.

“Fiz minhas últimas lutas até 61 quilos, mas sofria um pouco para atingir o limite. Era até mais desgastante que a própria luta e sentia que não entregava tudo que poderia dentro do cage. Nos penas, acredito que terei um desgaste menor no processo de corte de peso e, por isso, vou poder apresentar minha arte com melhor qualidade. É ligar a TV no dia 26 e conferir”, comentou.

Após um hiato de cinco anos, Fiuri retornou ao MMA profissional em 2016 e engatou uma sequência de três vitórias. Na sua carreira, o peso pena tem sete vitórias e apenas uma derrota. O lutador tem o costume de acabar suas lutas pela via rápida, já somando três nocautes e três finalizações. Para Fiuri, a sua “agressividade consciente” merece crédito pelos triunfos.

“Minha principal característica é a agressividade, mas sem perder nenhum momento as minhas faculdades mentais durante a luta. Sou um agressivo consciente (risos). Vou para cima, busco atacar o tempo, mas sem loucura, sem me expor, sem colocar minha vitória em risco. É tudo calculado”, definiu-se.

Faixa preta de jíu-jitsu e também especialista no muay thai, o atleta, contudo, acredita que o ponto mais forte de seu jogo ainda não foi exibido em lutas oficiais: o wrestling.

“O wrestling é, hoje, meu ponto forte. E devo isso à Nova União, pois cheguei aqui com conhecimentos básicos nesta área. Ainda não precisei mostrar o conhecimento que adquiri, mas, no momento certo, quando a luta exigir, vou surpreender muita gente”, afirmou.