Judocas brasileiros entram em ação no Grand Prix de Almaty


Felipe Kitadai 1

Felipe Kitadai entra em ação no primeiro dia de competição – Divulgação CBJ

A seleção brasileira de judô se prepara para mais um desafio, o penúltimo antes dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Os judocas do Brasil entram em ação a partir da próxima sexta-feira (13) para a disputa do Grand Prix de Almaty, no Cazaquistão.

Para a competição os judocas brasileiros já sabem quem vão enfrentar. Na próxima sexta-feira, Natália Brígida (até 48kg) e Felipe Kitadai (até 60kg) entram em ação. A brasileira foi a surpresa entre os convocados e está na chave B aguardando a vencedora do duelo entre Abiba Auzhakynova, do Cazaquistão, e Abigail Chindele, da Zâmbia. Atualmente número 17 do mundo, Brígida lutará por pontos que podem garantir sua classificação para o World Masters de Guadalajara, onde estarão os 16 melhores judocas ranqueados no ranking mundial da FIJ em cada categoria.

Felipe Kitadai  estreia na competição  contra o saudita Eisa Majrashi no primeiro dia de competição. Décimo terceiro colocado no ranking mundial, Felipe ainda disputa uma vaga nos Jogos Olímpicos com Eric Takabatake, número 12 do mundo, e ambos estão na zona de classificação para o World Masters, disputado pelos 16 melhores do ranking mundial da FIJ em cada categoria.

No sábado, o Brasil terá representantes apenas nos pesos 63kg e 81kg com dois medalhistas olímpicos. Ketleyn Quadros (63kg) estreia contra a americana Leilani Akiyama, enquanto Leandro Guilheiro estreia contra o vencedor da luta entre Samuel Kwitonda, do Burundi, e Konstantins Ovchinnikovs, da Letônia.

No último dia de competição, Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg) encerrarão a participação brasileira na competição. Bettoni estreia contra o vencedor de Dilshod Shoriev (UZB) x Samat Yessen (KAZ). O meio-pesado enfrentará o paquistanês Hussain Shah Shah.