Maicon Andrade se machuca, não luta a final, mas conquista a prata na Universíade


Maicon Andrade

Maicon Andrade exibe a medalha de prata – Foto: Fellipe Chargel / Be Nice/CBDU)

Maicon Andrade conquistou na última quinta-feira (24) a medalha de prata na Universíade, que está sendo realizada em Taipei. O medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016 chegou na competição sonhando com o lugar mais alto do pódio que esteve muito próximo de ser realizado, mas uma contusão uma lesão na lombar impediu o mineiro de Ribeirão das Neves de lutar pelo ouro da categoria +87kg do Taekwondo.

Com a prata, Maicon Andrade superou o desempenho da primeira participação na Universiade, onde ficou com o bronze em 2015. Mas o mineiro queria o ouro e iniciou a caminhada com vitória sobre o sul-coreano Minkwang Cho por 11 a 3. No segundo confronto a diferença no placar final foi ainda maior, o brasileiro superou francês Yoann Alexandre Miangue por 26 a 11. Com a vitória, Maicon havia garantido seu lugar no pódio ao passar para a semifinal.

Maicon Andrade tinha o bronze garantido, mas queria mais e na semifinal teve pela frente o americano Jonathan Daniel Healy. O duelo foi bastante equilibrado e o placar foi aberto apenas no terceiro round, mas o equilíbrio era tanto que a luta terminou empatada em 3 a 3 e foi para o golden score, onde vence quem conquistar o primeiro ponto.

Na prorrogação, Maicon Andrade acertou um lindo chute no rosto do americano e marcou três pontos que lhe garantiu a vitória e a vaga na final. Após a vitória, o mineiro caiu no chão e foi atendido pela equipe médica brasileira.

O brasileiro tentou ir para a final, mas com uma contratura muscular na lombar, Maicon Andrade não teve condições de luta e seguiu a orientação médica de não entrar em ação para a disputa a finalíssima. Com isso, o russo Rafail Aiukaev ficou com a medalha de ouro na categoria +87kg.